segunda-feira, 11 de abril de 2011

Tributo a Vera Arruda

Por: Cris Billis

Hoje meu post é uma homenagem carinhosa à estilista brasileira que mais me encantou no final da década de 1990, se estendendo até 2004. Vera Arruda era linda, talentosíssima e fazia uma moda de sonhos, com muito colorido, renda, bordados, flores, pedraria, patchwork... artesanato nacional, pura arte! Ela foi pioneira na moda folk, lançou tendência de uma moda bem brasileira e fez muitos discípulos entre os estilistas que vieram por aí.
Em 1998, participou do Phytoervas Fashion Awards, evento que deu origem ao São Paulo Fashion Week e na ocasião foi escolhida a melhor estilista entre os participantes!
Eu acompanhava muito do que ela fazia por meio da apresentadora Adriane Galisteu, sua grande amiga, que usava suas criações em tudo quanto era lugar: de casamento a festinha junina solidária. Por sinal, Galisteu mantém hoje o maior acervo de roupas da estilista.
Infelizmente, Vera Arruda faleceu muito jovem, aos 38 anos.
Fiquei frustrada ao constatar que muito pouca coisa há sobre ela na internet, mas consegui encontrar alguns vestidos históricos que mostro aqui. Um deles é um patchwork feito com gravatas que pertenceram ao seu pai.

O vestido bege, com degradê em azul, ela criou para o seu próprio casamento. O terceiro vestido de franjas, com a bandeira do Brasil, é histórico. Vera foi a primeira estilista a resgatar o nacionalismo na década de 90.  O modelo foi desenvolvido especialmente para o desfile Phytoervas Fashion Alwards de 1998 e a imagem do vestido foi exibida na abertura da Semana Brasileira de Moda, em Nova Iorque , sendo eleita a melhor peça de moda do ano.

Também posto aqui fotos pra mostrar o quanto ela era linda. Tanto que foi eleita Miss Alagoas, em 1986, aos 18 anos.

 


 

 

Um comentário:

  1. Trabalhei na loja da Vera em 2001,2002 nossa quanta sdds,fiquei muito triste em procurar coisas dela aqui na internet e não achar nada,realmente era uma mulher maravilhosa,tudo que ela tocava se transformava em coisas incriveis,fora do comum.Muita sdds mesmo...Obrigada pela matéria,lembro desses vestidos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...